Clique nas fotos para ampliá-las. As fotos possuem o intuito de coleção

No final da página: clique em " postagens mais antigas" para continuar a visualizações de outras fotos.

domingo, 19 de maio de 2013

Transporte urbano de Curitiba antes de 1982

 Caio Gabriela II - N. Sra. da Luz

Caio Gabriela I  - Cristo Rei

 Marcopolo Sanremo
Auto Viação Curitiba

 Nimbus TR-2 - N. Sra do Carmo


Marcopolo Veneza II  - Gloria

Todas as empresas que faziam as linhas urbanas em Curitiba utilizavam as cores verde-amarelo, numa espécie de padronização, só que cada empresa era livre para utilizar as mesmas como bem quisessem, como poderão observar nos anexos. Só que, à partir de 1982 foi oficialmente implantado  o sistema de padronização como é nos dias atuais, já que em 1979 iniciou-se o processo com a implantação dos Ônibus Interbairros na cor Verde e a Linha dos Estudantes na cor azul, sendo essa cor azul abolida nos anos seguintes.  Lembrando que tudo começou em 1974 com a chegada dos Ônibus Expresso na cor vermelha, ficando então assim a atual disposição de cores: 

Vermelhos (Expressos); Amarelos (Convencionais); Verdes (Interbairros) Laranjas (Alimentadores); Os alimentadores são responsáveis pelas linhas adjacentes aos diversos terminais espalhados pela cidade, nunca circulando pelo centro.
Já na década de 1990 as linhas Metropolitanas também foram incorporadas ao sistema através da RIT (Rede Integrada de Transporte) passando também a adotar a padronização de cores.
Mesmo não gostando da padronização, que pelo menos para mim fez perder a graça a observação dos ônibus nos dias atuais, tenho que admitir que a mesma trouxe muito mais organização ao sistema.

Abraços

Ciro Santos

Postagem de João Manoel
Equipe Litoralbus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.