A linha era Bairro do Peixoto x Passeio,
trólebus saindo do Túnel Velho, q
ue liga o Bairro do Peixoto à Botafogo.
Foto da Revista Quatro Rodas de Outubro de 1965
Sobre os Trólebus do Rio de Janeiro:
O sistema de transporte por trólebus foi inaugurado na cidade de Rio de Janeiro - RJ, em 1.962. Foram adquiridos 200 trólebus italianos, do tipo Fiat/Alfa Romeo/GE, os quais foram recebidos em diversos lotes. Um fato curioso ocorreu durante um dos desembarques, quando um trólebus caiu ao mar. A frota, portanto, constituiu-se de 199 unidades, sendo que 164 veículos, já desembarcados, apodreceram em parte, pois ficaram retidos no porto por mais de um ano - talvez por falta de pagamento de taxas e impostos, como ocorrido com o sistema de Belo Horizonte - MG. Estes, posteriormente, foram recuperados e postos em operação.
Foram criadas 22 linhas. A extensão total do sistema atingiu 297 km de rede elétrica, do tipo flexível, idêntica à rede de Salvador, sendo também fabricada pela empresa suíça Kummler & Matter.
A deterioração/desativação do sistema tem início em 1.966, quando são removidos os primeiros trechos de rede aérea, na zona sul.
Em 1.968, inicia-se a conversão de parte da frota em sistema diesel, operação esta designada "transplante".
A desativação total do sistema ocorreu em 1.971, devido a constantes altas na tarifa de energia elétrica. Alguns equipamentos de rede e subestações foram vendidos a outros sistemas.Parte da frota convertida a diesel circulou até 1.977, quando foi transferida para Niterói - RJ.
Agradeço a Jorge A. Ferreira Jr.,
pela colaboração com o Litoralbus enviando imagens antigas
pela colaboração com o Litoralbus enviando imagens antigas
Divulgação e Postagem de João Manoel (Equipe Litoralbus)
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